Vivo Cobertura: saiba mais sobre a cobertura 5G Vivo

Com um volume cada vez maior de informações circulando na rede mundial de computadores, cresce também a necessidade de melhoria da experiência dos usuários. 

Pensando nisso, a  cobertura 5G chega para aumentar as possibilidades de integração entre usuários e tecnologia através de conexão ultrarrápida, que garante mais automação entre equipamentos com acesso a internet. 

E claro que a Vivo não poderia ficar de fora. Nesse artigo vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a tecnologia 5G e como a Vivo cobertura vai continuar levando a experiência de internet mais rápida até você. 

Continue a leitura e descubra a nova geração de ultravelocidade com a cobertura Vivo.

O que é 5G?

A grande expectativa em torno da tecnologia 5G vem gerando algumas dúvidas sobre o que ela de fato se trata. O que já podemos adiantar é que ela tende a transformar toda nossa percepção sobre o uso de dispositivos conectados.

Abrindo espaço para uma nova era, a 5º geração de comunicação chega para ampliar nossa conectividade, levando para uma nova perspectiva a chamada IoT, a internet das coisas. 

A internet das coisas nada mais é que um conjunto de dispositivos interconectados digitalmente. Sabe essa tecnologia que utiliza assistentes virtuais para programar as luzes da casa ou até mesmo ligar o ar-condicionado ou a temperatura de um forno? Isso é a internet das coisas, a IoT.

Esse aprimoramento tecnológico deve expandir a utilização massiva de IoT, como automação de veículos e casas inteligentes. Tudo porque a cobertura 5G  vai diminuir o tempo de resposta da conexão, tornando os sistemas cada vez mais rápidos.

Então, com a tecnologia 5G,  sua ultravelocidade e maior alcance por número de aparelhos é possível ampliar essas interconexões e criar ambientes e experiências totalmente conectados. 

Entre as características do 5G estão:

  • Banda larga 100 mais rápida;
  • Capacidade de mais de 100 dispositivos conectados a uma única rede local;
  • Redução do consumo energético;

Com a tecnologia 5G, é possível uma circulação muito maior de dados em uma escala muito menor de tempo e com mais estabilidade. Em um território do tamanho do Brasil, por exemplo, essa tecnologia representa a possibilidade de uma cobertura de rede ainda maior.

Qual a diferença entre o 4G e o 5G Vivo?

A Vivo possui internet móvel e fibra reconhecida pela sua velocidade e grande área de cobertura em todo país. Mas agora eleva a experiência de seus usuários a uma outra escala com a cobertura 5G Vivo.

Com a internet 4G/4.5G Vivo, os clientes já podiam desfrutar de downloads de alta velocidade e transmissão de dados otimizados. Tudo isso com um mapa de cobertura Vivo que agrega mais de 1000 cidades. 

Mas de fato a grande diferença que fica perceptível aos usuários é a velocidade. Se a sua internet Vivo 4G já consegue baixar milhares de coisas direto do seu celular ou tablet, isso se torna ainda mais rápido com o 5G Vivo.

Conteúdos que antes poderiam levar alguns minutos, agora com o 5G podem ser feitos em poucos segundos.

O que muda com a Vivo cobertura 5G

Com a cobertura 5G Vivo a taxa de velocidade da internet do seu celular ficará 10 vezes mais rápida. Se a média da velocidade 4G no Brasil é algo em torno de 19.8Mbps, com a cobertura 5G pode chegar a 10 gigabits por segundo. 

Para você ter uma ideia, um para baixar um arquivo de 1 giga com tecnologia 4G pode levar mais de 3 horas. O mesmo download pode ser feito 20 vezes mais rápido utilizando a tecnologia 5G.

Com uma taxa de resposta de transmissão de dados menor, a chamada latência, as interações com os dispositivos interconectados devem mudar, tornando a experiência digital cada vez mais realista. 

Como funciona a cobertura 5G da Vivo

A líder de internet móvel no Brasil, a Vivo apresenta uma verdadeira revolução nas telecomunicações do país ao iniciar suas operações com cobertura 5G Vivo. 

A Vivo partiu na frente ao disponibilizar valores em torno dos R$9 bilhões para investir em uma estrutura de rede móvel. Além disso, em Novembro de 2021, a operadora arrematou parte da frequência de 5G disponibilizada pelo governo.

A tecnologia 5G utilizada na cobertura da Vivo é a 5G DSS, que é uma rede de compartilhamento de espectro dinâmico. 

Para isso, a Vivo utiliza 3 diferentes níveis de frequência: 2.600 Mhz, 1.800 Mhz e 700 Mhz dependendo da localidade. Na prática, o 5G DSS redistribui todo sinal “não distribuído" do 4G para acelerar a rede 5G. 

O funcionamento do 5G da Vivo, assim como o 4/4.5G, também funciona a partir de frequências de rádio. A grande diferença é a largura das ondas, que na prática torna as transmissões na cobertura 5G muito mais rápidas. 

Os principais benefícios da cobertura Vivo 5G são:

  • Conexão de mais dispositivos em uma mesma rede com manutenção da alta velocidade;
  • Maior capacidade de download de arquivos considerados grandes;
  • Comunicação em tempo real em videoconferências. 

Além disso, o sistema de inteligência artificial da Vivo torna o envio de sinal mais preciso, fazendo com que você não perca nada dessa experiência de alta tecnologia. 

Quanto custa para acessar a cobertura 5G Vivo?

Para ter acesso a Vivo cobertura 5G não é necessário pagar por nenhuma taxa extra, basta ser cliente da operadora contratando os planos disponíveis

Como saber se minha cidade tem Vivo cobertura 5G

Algumas capitais já estão operando com o sistema 5G DSS da Vivo, mas em breve as operações devem se estender de acordo com toda área de cobertura que a Vivo já alcança.

Para verificar se sua cidade já está recebendo o sinal 5G, você pode consultar o mapa de cobertura Vivo ou utilizar a Aura, o sistema de inteligência artificial da Vivo. 

Como ativar o 5G da Vivo

Todos os clientes da Vivo que possuem aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G recebem a atualização para essa nova frequência de rede automaticamente.

Entre os smartphones que já contam com o suporte para cobertura 5G estão:

  1. Iphone 12(Mini e Pro Max);
  2. Iphone 13;
  3. Motorola Edge;
  4. Galaxy A52;
  5. Samsung Galaxy S21 Plus;
  6. Galaxy Z Fold 2;
  7. Motorola G100.

Os smartphones compatíveis com essa tecnologia seguem os padrões DSS, 5G NSA e 5G SA. Quando toda tecnologia 5G estiver sendo operada no sistema 5G SA, ainda mais rápido que o DSS, será necessário troca de chip, como ocorreu na época do 4G. 

Assine um plano Vivo Fibra e garanta a melhor cobertura de internet e telefonia do país. Só com a Vivo você tem a velocidade da internet 5G e  fibra na maior área de cobertura do Brasil. Confira nossos planos e vá mais longe com a Vivo Fibra. 

oferta vivo controle
oferta vivo fibra